segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pratiques do módulo 14


Pratique 19- Procure um local em sua cidade-posto de saúde, ambulatório hospitalar, serviço de saúde da comunidade- para que você possa avaliar como está sua saúde. Verifique sua pressão arterial, nível de açúcar no sangue (glicose) e seu peso. Converse com o agente de saúde ou médico que fez o atendimento sobre os resultados, pergunte se está dentro do normal ou se há alguma alteração. Anote os valores e o resultado da discussão (se está normal ou alterada) em seu memorial e reflita sobre o que você observou.
Pratique 25- Relacione três alimentos característicos da sua região. 1- Pesquise quais os principais nutrientes que eles possuem. 2-Procure uma receita bem saborosa com um desses alimentos e escreva em seu memorial. 3- Prepare a receita e sirva na sua escola.  
Pratique 33- Identifique no cardápio da semana um dia cuja preparação seja bem característica da sua região. Procure saber sobre a origem e a história desse prato, pesquise sobre a sua qualidade nutricional (os nutrientes que oferecem e seus benefícios para a saúde). Com essas informações, você pode construir atividades que podem ser: - proporcione um momento histórico na hora da refeição ( vocês podem confeccionar cartazes para mostrar às crianças enquanto contam a história, ou mesmo, pedir a elas que façam isso após o recreio;-organize um momento de troca de informações sobre as riquezas nutricionais do alimento e seus benéficos;-componha uma música ou paródia que caracterize a preparação que está sendo servida ou então, estimule os estudantes para essa criação, podem até lançar o concurso da melhor música ou paródia da escola; -escolha uma turma e junto com o(s)professor(es) vá à sala de aula e explique aos estudantes sobre a merenda do dia. Essas são apenas algumas sugestões de atividades. Você pode utilizá-las ou inventar outras ainda melhores de acordo com a realidade de sua escola. Escolha uma das sugestões apresentadas, realize em sua escola e registre em seu memorial, se possível, além de descrever a atividade, coloque amostras dos resultados obtidos com ela, como fotografias, produções artísticas das crianças(desenhos, textos), registros de fala e, por fim, as suas impressões sobre a atividade. 
Pratique 57- Você sabe onde o lixo da sua cidade é despejado? Existe algum tipo de tratamento para esse lixo?Você já ouviu falar em coleta seletiva de lixo? A sua escola, prefeitura, feira ou supermercado incentivam esse tipo de coleta de lixo? Procure saber quais são as vantagens desse sistema e tente implantá-lo na sua escola. Lembre-se que você, como, cidadão, deve buscar práticas saudáveis!Você pode incentivar a sua escola a separar os materiais recicláveis provenientes do lixo e disponibilizá-los para que alguma empresa da sua cidade dê a eles um tratamento adequado. Em alguns lugares do Brasil já existem cooperativas que trabalham com o lixo e conseguem, além de promover a integração da comunidade, contribuir para uma melhoria na renda familiar mensal por meio da venda de produtos reciclados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário