MÓDULO
02–Educadores e educandos: tempos históricos
MARIA
ISABEL REIS FARIAS
REGILANE
DOS SANTOS CALHEIROS
SONJA
AUGUSTA FERREIRA DA CRUZ
MÓDULO 02–Educadores e educandos: tempos históricos
MÓDULO 02–Educadores e educandos: tempos históricos
Considerações Iniciais
Este trabalho tem como objetivo apresentar os
resultados obtidos na pesquisa sobre a importância dos administrativos na
Escola Estadual Brandão de Amorim, sendo que esta abrangeu 180 alunos ouvintes
e um grupo de 15 alunos surdos, nos três turnos do educandário, uma vez que
escola pesquisada atende à Educação Inclusiva.
O questionário utilizado na pesquisa in loco realizada no educandário acima
mencionado foi elaborado a fim de conhecer a opinião discente sobre o trabalho
exercido pelo corpo administrativo na escola. Para isso, procedeu-se com a
coleta de dados, executando-a durante as aulas de algumas turmas.
Após a aplicação do questionário, os dados coletados
na pesquisa in loco receberam um
tratamento estatístico, uma vez que foram tabulados e posteriormente
organizados em gráficos. Sendo assim, os presentes resultados visam mostrar o
pensamento dos alunos da Escola Estadual Brandão de Amorim em relação a estes
profissionais.
Merendeira
Serviços Gerais
Secretária
Considerações Finais
Durante esta pesquisa, comprovou-se que muitos alunos
desconhecem a importância dos profissionais administrativos no ambiente
escolar, haja vista que é comum entre estes o pensamento de que merendeira só
faz merenda gostosa, os serviços gerais limpam os banheiros, salas de aula o
corredor, e a secretária só são responsáveis pela parte burocrática e nada
mais.
Sendo assim, os resultados coletados servem de
importante subsídio a um posterior trabalho de conscientização dos alunos a respeito
destes profissionais, pois seus serviços vão muito além daquilo que se detectou
no pensamento dos entrevistados. Portanto, o presente estudo partiu do
pressuposto de que há uma iminente necessidade de conscientizar os discentes, a
fim de que conheçam a real importância do corpo administrativo à manutenção do
equilíbrio escolar.
QUESTIONÁRIO
PROFUNCIONÁRIO
Caros
Alunos,
Respondam
com atenção às perguntas do questionário abaixo:
1. 1- Há quanto tempo você estuda nesta escola?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. 2- Como você avalia o trabalho das merendeiras no
ambiente escolar?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. 3- Você sabe qual a importância do trabalho dos serviços
gerais em sua escola?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. 4- Em sua opinião, o corpo administrativo da escola
atende às expectativas de um bom trabalho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário