sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Prática Profissional Supervisionada: Importância dos funcionários na escola

MÓDULO 02–Educadores e educandos: tempos históricos


                                              MARIA ISABEL REIS FARIAS 
REGILANE DOS SANTOS CALHEIROS
SONJA AUGUSTA FERREIRA DA CRUZ

MÓDULO 02–Educadores e educandos: tempos históricos


Considerações Iniciais

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na pesquisa sobre a importância dos administrativos na Escola Estadual Brandão de Amorim, sendo que esta abrangeu 180 alunos ouvintes e um grupo de 15 alunos surdos, nos três turnos do educandário, uma vez que escola pesquisada atende à Educação Inclusiva.
O questionário utilizado na pesquisa in loco realizada no educandário acima mencionado foi elaborado a fim de conhecer a opinião discente sobre o trabalho exercido pelo corpo administrativo na escola. Para isso, procedeu-se com a coleta de dados, executando-a durante as aulas de algumas turmas.
Após a aplicação do questionário, os dados coletados na pesquisa in loco receberam um tratamento estatístico, uma vez que foram tabulados e posteriormente organizados em gráficos. Sendo assim, os presentes resultados visam mostrar o pensamento dos alunos da Escola Estadual Brandão de Amorim em relação a estes profissionais.

 Merendeira


 











Serviços Gerais









  

















 Secretária
 



























Considerações Finais

Durante esta pesquisa, comprovou-se que muitos alunos desconhecem a importância dos profissionais administrativos no ambiente escolar, haja vista que é comum entre estes o pensamento de que merendeira só faz merenda gostosa, os serviços gerais limpam os banheiros, salas de aula o corredor, e a secretária só são responsáveis pela parte burocrática e nada mais.
Sendo assim, os resultados coletados servem de importante subsídio a um posterior trabalho de conscientização dos alunos a respeito destes profissionais, pois seus serviços vão muito além daquilo que se detectou no pensamento dos entrevistados. Portanto, o presente estudo partiu do pressuposto de que há uma iminente necessidade de conscientizar os discentes, a fim de que conheçam a real importância do corpo administrativo à manutenção do equilíbrio escolar.

QUESTIONÁRIO PROFUNCIONÁRIO
Caros Alunos,
Respondam com atenção às perguntas do questionário abaixo:
1.     1-    Há quanto tempo você estuda nesta escola?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.     2- Como você avalia o trabalho das merendeiras no ambiente escolar?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.     3-   Você sabe qual a importância do trabalho dos serviços gerais em sua escola?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.    4-  Em sua opinião, o corpo administrativo da escola atende às expectativas de um bom trabalho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






















Nenhum comentário:

Postar um comentário