sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Prática Profissional Supervisionada: Importância dos funcionários na escola

MÓDULO 02–Educadores e educandos: tempos históricos


                                              MARIA ISABEL REIS FARIAS 
REGILANE DOS SANTOS CALHEIROS
SONJA AUGUSTA FERREIRA DA CRUZ

MÓDULO 02–Educadores e educandos: tempos históricos


Considerações Iniciais

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na pesquisa sobre a importância dos administrativos na Escola Estadual Brandão de Amorim, sendo que esta abrangeu 180 alunos ouvintes e um grupo de 15 alunos surdos, nos três turnos do educandário, uma vez que escola pesquisada atende à Educação Inclusiva.
O questionário utilizado na pesquisa in loco realizada no educandário acima mencionado foi elaborado a fim de conhecer a opinião discente sobre o trabalho exercido pelo corpo administrativo na escola. Para isso, procedeu-se com a coleta de dados, executando-a durante as aulas de algumas turmas.
Após a aplicação do questionário, os dados coletados na pesquisa in loco receberam um tratamento estatístico, uma vez que foram tabulados e posteriormente organizados em gráficos. Sendo assim, os presentes resultados visam mostrar o pensamento dos alunos da Escola Estadual Brandão de Amorim em relação a estes profissionais.

 Merendeira


 











Serviços Gerais









  

















 Secretária
 



























Considerações Finais

Durante esta pesquisa, comprovou-se que muitos alunos desconhecem a importância dos profissionais administrativos no ambiente escolar, haja vista que é comum entre estes o pensamento de que merendeira só faz merenda gostosa, os serviços gerais limpam os banheiros, salas de aula o corredor, e a secretária só são responsáveis pela parte burocrática e nada mais.
Sendo assim, os resultados coletados servem de importante subsídio a um posterior trabalho de conscientização dos alunos a respeito destes profissionais, pois seus serviços vão muito além daquilo que se detectou no pensamento dos entrevistados. Portanto, o presente estudo partiu do pressuposto de que há uma iminente necessidade de conscientizar os discentes, a fim de que conheçam a real importância do corpo administrativo à manutenção do equilíbrio escolar.

QUESTIONÁRIO PROFUNCIONÁRIO
Caros Alunos,
Respondam com atenção às perguntas do questionário abaixo:
1.     1-    Há quanto tempo você estuda nesta escola?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.     2- Como você avalia o trabalho das merendeiras no ambiente escolar?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.     3-   Você sabe qual a importância do trabalho dos serviços gerais em sua escola?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.    4-  Em sua opinião, o corpo administrativo da escola atende às expectativas de um bom trabalho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






















segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pratiques do módulo 14


Pratique 19- Procure um local em sua cidade-posto de saúde, ambulatório hospitalar, serviço de saúde da comunidade- para que você possa avaliar como está sua saúde. Verifique sua pressão arterial, nível de açúcar no sangue (glicose) e seu peso. Converse com o agente de saúde ou médico que fez o atendimento sobre os resultados, pergunte se está dentro do normal ou se há alguma alteração. Anote os valores e o resultado da discussão (se está normal ou alterada) em seu memorial e reflita sobre o que você observou.
Pratique 25- Relacione três alimentos característicos da sua região. 1- Pesquise quais os principais nutrientes que eles possuem. 2-Procure uma receita bem saborosa com um desses alimentos e escreva em seu memorial. 3- Prepare a receita e sirva na sua escola.  
Pratique 33- Identifique no cardápio da semana um dia cuja preparação seja bem característica da sua região. Procure saber sobre a origem e a história desse prato, pesquise sobre a sua qualidade nutricional (os nutrientes que oferecem e seus benefícios para a saúde). Com essas informações, você pode construir atividades que podem ser: - proporcione um momento histórico na hora da refeição ( vocês podem confeccionar cartazes para mostrar às crianças enquanto contam a história, ou mesmo, pedir a elas que façam isso após o recreio;-organize um momento de troca de informações sobre as riquezas nutricionais do alimento e seus benéficos;-componha uma música ou paródia que caracterize a preparação que está sendo servida ou então, estimule os estudantes para essa criação, podem até lançar o concurso da melhor música ou paródia da escola; -escolha uma turma e junto com o(s)professor(es) vá à sala de aula e explique aos estudantes sobre a merenda do dia. Essas são apenas algumas sugestões de atividades. Você pode utilizá-las ou inventar outras ainda melhores de acordo com a realidade de sua escola. Escolha uma das sugestões apresentadas, realize em sua escola e registre em seu memorial, se possível, além de descrever a atividade, coloque amostras dos resultados obtidos com ela, como fotografias, produções artísticas das crianças(desenhos, textos), registros de fala e, por fim, as suas impressões sobre a atividade. 
Pratique 57- Você sabe onde o lixo da sua cidade é despejado? Existe algum tipo de tratamento para esse lixo?Você já ouviu falar em coleta seletiva de lixo? A sua escola, prefeitura, feira ou supermercado incentivam esse tipo de coleta de lixo? Procure saber quais são as vantagens desse sistema e tente implantá-lo na sua escola. Lembre-se que você, como, cidadão, deve buscar práticas saudáveis!Você pode incentivar a sua escola a separar os materiais recicláveis provenientes do lixo e disponibilizá-los para que alguma empresa da sua cidade dê a eles um tratamento adequado. Em alguns lugares do Brasil já existem cooperativas que trabalham com o lixo e conseguem, além de promover a integração da comunidade, contribuir para uma melhoria na renda familiar mensal por meio da venda de produtos reciclados.

sábado, 20 de outubro de 2012

Tutor do Módulo 14- Organização e operação de cozinhas escolares

O nutricionista Hidael Rodrigues, formado pela faculdade UniNorte ministrou o módulo 14- Organização e Operação de cozinhas escolares.

Mingau de cará

Alunos e tutores saboreando mingau de cará


 Mª DIONETE FERREIRA NASCIMENTO
ANA ANGÉLICA OLIVEIRA
ELZA RODRIGUES
REGILANE CALHEIROS
VALOR NUTRITIVO DAS HORTALIÇAS PPS: Prática Profissional Supervisionada 
Módulo: 12
VALOR NUTRITIVO DAS HORTALIÇAS
 A alimentação saudável é recomendada para toda faixas etárias e, particularmente, na infância, quando os hábitos alimentares estão sendo formados e as ações para educa-los de como comer melhor tem maiores probabilidades de sucesso. Aliado a isso, se ressalta a alimentação para a criança em idade escolar, em virtude das suas necessidades nutricionais que devem ser atendidas em todos os pontos (energia, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras).Dessa forma é dever da comunidade escolar estimular o conhecimento sobre o cuidado da criança e do adolescente em relação a sua alimentação, divulgando informações sobre nutrição e saúde.Portanto, é de grande importância a inclusão de verduras e legumes variados na dieta, pois favorecem o fornecimento de quantidades apreciáveis de vitaminas, minerais além de aumentarem o resíduo alimentar no trato digestivo, através das fibras solúveis e insolúveis. Outras vitaminas encontradas seriam a C e as vitaminas do complexo B. Nos minerais, destacam-se o ferro, o cálcio, o potássio e o magnésio. Além disso, as hortaliças, por seu colorido e variedade de sabor, favorecem a melhor aceitação do cardápio. Relatório     No dia 27 de julho nas dependências da Escola Municipal “Claudemir Carvalho”, sito a Rua Rio Branco, Bairro de Palmares, alunas do curso pró-funcionário realizaram a Prática Profissional Supervisionada do módulo 12Políticas de alimentação escolar.Com o objetivo de contribuir decisivamente na aceitação do alimento pelo aluno, colaborando na transmissão de bons hábitos alimentares e no despertar dos alunos por uma alimentação saudável, as futuras técnicas explanaram sobre o valor nutritivo das hortaliças explicando sua divisão, folhas, frutos e raízes, dando ênfase também as suas ações benéficas.A sala de aula escolhida para a realização da prática foi uma turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do 2º ano C, turno Noturno, na qual foi apresentado através de slide seguido de apresentação de dedoches das hortaliças. Em seguida foi servido um mingau de raiz (cará) a todos os presentes.Portanto, vale apena ressaltar que esta prática foi muito proveitosa, a medida que promoveu orientação à adultos sobre questões do valor nutritivo das hortaliças na alimentação, além de informar sobre suas ações benéficas.

SOJA

Arroz com proteína texturizada de soja

Prática Profissional Supervisionada com Temática Soja atividade da p.63 do Módulo: 13
ANA ANGÉLICA OLIVEIRA
REGILANE CALHEIROS
MARIA DIONETE FERREIRA
ELZARODRIGUES 
Soja (Glycine Max) é um grão rico em proteínas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais, e pertencem à família das leguminosas, assim como o feijão a lentilha e aervilha. É empregada na alimentação, sobretudo na indústria de óleos comestíveis. A palavra soja vem do japonês shoyu. A soja é originária da China e do Japão. Chegou ao Brasil por volta de 1500, mas somente em 1950 começou ser produzida comercialmente.O óleo de soja é o mais utilizado pela população mundial no preparo de alimentos. Também é extensivamente usado em rações animais. Outros produtos derivados da soja incluem óleos, farinha, sabão, cosméticos, resinas, tintas, solventes e biodiesel.A soja é considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém quantidades significativas da maioria dos aminoácidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano. Como ilustração do poder nutritivo da soja, saliente-se o fato de que ela é o único alimento proteico fornecido por organizações humanitárias aos africanos famintos. Com uma alimentação exclusivamente baseada em soja, crianças à beira da morte recuperam todo o seu peso em poucas semanas. Portanto, a soja é considerada alimento de alto valor nutritivo e de grande importância na alimentação humana. Seu extrato hidrossolúvel, de bom valor nutritivo, apresenta aspecto semelhante ao do leite de vaca, sendo aceito na fabricação de várias receitas doces ou salgadas enriquecendo o valor vitamínico do alimento.Relatório:No dia15 de setembro, nas dependências da Escola Estadual “Aderson de Menezes” sito a Rua João Meireles, bairro da Francesa, alunas do curso pró-funcionário realizaram a Prática Profissional Supervisionada do módulo13, Produção e industrialização de alimentos, onde tratou sobre a soja e seus derivados.A prática foi realizada na sala de aula onde ocorre o curso técnico em alimentação escolar na qual foi apresentado através de slide, a fim de fornecer informações referentes à soja. Em seguida mostraram-se dois vídeos, o primeiro tratava dos benefícios da soja e outro com uma receita de lasanha de proteína de soja. No término das demais apresentações foram oferecidos aos cursistas presentes um prato a base de soja (arroz com proteína texturizada de soja).Dessa forma, esse trabalho teve grande relevância aos cursistas e demais presentes por fornecer através de pesquisas e troca de informações, conhecimento sobre o autovalor nutritivo da soja e suas ações benéficas. Dando aos cursistas uma nova opção de alimentação saudável.