domingo, 18 de novembro de 2012

Apresentações das pratiques


Dia 10 de novembro ocorreram as apresentações das pratiques do módulo 14-Organização e operação de cozinhas escolares. A aula teve supervisão do tutor Hidael Rodrigues e as tutoras locais Carmem Ruth Reis e Dilce Reis. As pratiques realizadas foram:
Pratique 19- Procure um local em sua cidade-posto de saúde, ambulatório hospitalar, serviço de saúde da comunidade- para que você possa avaliar como está sua saúde. Verifique sua pressão arterial, nível de açúcar no sangue (glicose) e seu peso. Converse com o agente de saúde ou médico que fez o atendimento sobre os resultados, pergunte se está dentro do normal ou se há alguma alteração. Anote os valores e o resultado da discussão (se está normal ou alterada) em seu memorial e reflita sobre o que você observou. Nesta pratique as cursistas mediram a pressão de vários colegas e através das consultas observaram no grupo casos de obesidade e pressão alta. 
Cursistas expondo trabalho
Medição de pressão

Pratique 25- Relacione três alimentos característicos da sua região. 1- Pesquise quais os principais nutrientes que eles possuem. 2-Procure uma receita bem saborosa com um desses alimentos e escreva em seu memorial. 3- Prepare a receita e sirva na sua escola. Nesta pratique as cursistas expuseram de forma oral as características de alimentos bem típicos da região norte: a mandioca e depois serviram um delicioso bolo de macaxeira para os presentes.

 











Pratique 33- Identifique no cardápio da semana um dia cuja preparação seja bem característica da sua região. Procure saber sobre a origem e a história desse prato, pesquise sobre a sua qualidade nutricional (os nutrientes que oferecem e seus benefícios para a saúde). Com essas informações, você pode construir atividades que podem ser: - proporcione um momento histórico na hora da refeição ( vocês podem confeccionar cartazes para mostrar às crianças enquanto contam a história, ou mesmo, pedir a elas que façam isso após o recreio;-organize um momento de troca de informações sobre as riquezas nutricionais do alimento e seus benéficos;-componha uma música ou paródia que caracterize a preparação que está sendo servida ou então, estimule os estudantes para essa criação, podem até lançar o concurso da melhor música ou paródia da escola; -escolha uma turma e junto com o(s)professor(es) vá à sala de aula e explique aos estudantes sobre a merenda do dia. Essas são apenas algumas sugestões de atividades. Você pode utilizá-las ou inventar outras ainda melhores de acordo com a realidade de sua escola. Escolha uma das sugestões apresentadas, realize em sua escola e registre em seu memorial, se possível, além de descrever a atividade, coloque amostras dos resultados obtidos com ela, como fotografias, produções artísticas das crianças(desenhos, textos), registros de fala e, por fim, as suas impressões sobre a atividade. Nesta pratique as cursistas apresentaram duas paródias para caracterizar a preparação dos alimentos.


As paródias foram:
 
Paródia nº01:
As verduras que eu quero
 Munhoz e Mariano: Camaro Amarelo
Agora fiquei doce, doce, doce.
Agora fiquei do, do, do doce, doce,
Agora fiquei doce, doce, doce.
Agora fiquei do, do, do doce, doce,
Agora fiquei doce igual caramelo
Já estou cozinhando com as verduras que eu quero
Agora você diz: agora eu já quero
Já estou cozinhando com as verduras que eu quero
Quando eu te chamava pra comer/ era enlatado/ você nem ligava
Fazia tudo pra você comer / não adiantava/ e só sobrava
Aí veio às verduras, carne, então.
Resolveu os meus problemas / minha situação
Mas do dia pra noite pode então/ voltar o enlatado, suco peixe de montão.
Agora fiquei doce igual caramelo
Já estou cozinhando com as verduras que eu quero
Agora você diz: agora eu já quero
Já estou cozinhando com as verduras que eu quero
Agora você vem né /agora você quer
Só que agora vou fazer/ somente o que vier
 Agora você vem né /agora você quer
Só que agora vou fazer/ somente o que vier.
Quando eu te chamava pra comer/ era enlatado/ você nem ligava
Fazia tudo pra você comer / não adiantava/ e só sobrava
Aí veio às verduras, carne, então
Resolveu os meus problemas / minha situação
Mas do dia pra noite pode então/ voltar o enlatado, suco peixe de montão.
Agora fiquei doce, doce, doce.
Agora fiquei do, do, do doce, doce,
Agora fiquei doce, doce, doce.
Agora fiquei do, do, do doce, doce,
Agora fiquei doce igual caramelo
Já estou cozinhando com as verduras que eu quero
Agora você diz: agora eu já quero
Já estou cozinhando com as verduras que eu quero
Agora você vem né /agora você quer
Só que agora vou fazer/ somente o que vier.
 Agora você vem né /agora você quer
Só que agora vou fazer/ somente o que vier.
Agora fiquei doce, doce, doce.
Agora fiquei do, do, do doce, doce,
Agora fiquei doce, doce, doce.
Agora fiquei do, do, do doce, doce,
Agora fiquei doce igual caramelo
Já estou cozinhando com as verduras que eu quero
Agora você diz: agora eu já quero
Já estou cozinhando com as verduras que eu quero



Paródia nº02: Assim você mata quem faz
Sorriso Maroto: Assim você mata papai

Ai, ai, ai, ai, ai, ai
Ai, ai, ai, ai, ai, ai
Ai, ai, ai, ai,
Assim você mata quem faz
Essas latas tão me olhando
Tô fazendo corpo mole
Elas tão me provocando/ já faz tempo
Isso não vai prestar/ não vai.
Elas são as enlatadas
Tem um molhinho gostoso
 Que será que elas têm de nutrientes
Vou parar e pesquisar/ Vem cá comer /
Vem cá/ brocar /Aditivos você vai encontrar
Mas sei que vai gostar/ ha vai
É assim/ vem pra mim
Que delícia tá gostoso demais
Quero te ofertar/Prova minha broca
Ai, ai, ai, ai, ai, ai.
Assim você mata quem faz
Ai, ai, ai, ai, ai, ai.
Que broca gostosa eu quero mais
Ai, ai, ai, ai, ai, ai.
Assim você mata quem faz
Ai, ai, ai, ai, ai, ai.
Que broca cheirosa eu quero mais.

O outro grupo também responsável por esta pratique apresentou seu trabalho de forma oral e enfatizou os nutrientes da banana, melancia, jerimum pirarucu e tambaqui.

Pratique 57- Você sabe onde o lixo da sua cidade é despejado? Existe algum tipo de tratamento para esse lixo?Você já ouviu falar em coleta seletiva de lixo? A sua escola, prefeitura, feira ou supermercado incentivam esse tipo de coleta de lixo? Procure saber quais são as vantagens desse sistema e tente implantá-lo na sua escola. Lembre-se que você, como, cidadão, deve buscar práticas saudáveis!Você pode incentivar a sua escola a separar os materiais recicláveis provenientes do lixo e disponibilizá-los para que alguma empresa da sua cidade dê a eles um tratamento adequado. Em alguns lugares do Brasil já existem cooperativas que trabalham com o lixo e conseguem, além de promover a integração da comunidade, contribuir para uma melhoria na renda familiar mensal por meio da venda de produtos reciclados.Nesta pratiques as cursistas expuseram uma rica pesquisa sobre lixo e reciclagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário