SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E QUALIDADE DO
ENSINO
CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL Pe.
JOSÉ ANCHIETA
CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS
DA EDUCAÇÃO
Mª
Dionete Ferreira Nascimento
Regilane Calheiros
Ana Angélica Oliveira
Elza Rodrigues
Regilane Calheiros
Ana Angélica Oliveira
Elza Rodrigues
PPS-Prática
Profissional Supervisionada
Módulo
10: Alimentação e nutrição no Brasil
Atividade
02:
A Pirâmide Alimentar
Parintins-AM
2012
Módulo
10: Alimentação e nutrição no Brasil
Atividade
02:
A Pirâmide Alimentar
.
Relatório apresentado ao pró
funcionário- Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação – módulo
10, como requisito à aquisição de conhecimento, tutoriado pela professora
Carmem Ruth Rodrigues Reis.
Pirâmide
Alimentar
Os alimentos desempenham várias
funções no corpo dos seres vivos. Eles são a principal fonte de energia para
manter o organismo em atividade, executando cada tarefa que mantém a vida. São constituídos de substâncias químicas
chamadas de nutrientes,que
desempenham diferentes funções em nosso organismo como: função energética,
construtora e reguladora. Os principais nutrientes são carboidratos, vitaminas e sais minerais, proteínas e lipídios.
Pois segundo
Alvarenga, (2008) p.90.
Nós, humanos, somos seres muito complexos sob o ponto de vista
estrutural e químico. Mas a complexidade que caracteriza os humanos só é
possível porque existimos biologicamente, porque possuímos um organismo que,
para se manter vivo, necessita de matéria e energia. É para isso que nos
alimentamos: para obter a energia que garante o funcionamento celular.
Além disso, os alimentos cumprem outras
funções, como fornecer matérias primas para o crescimento e a renovação das
células. É por essa razão que, para o corpo funcionar bem, precisamos incluir,
na dieta, diferentes tipos de alimentos.
Dessa
forma, ao contrário do que muitos pensam, uma boa
alimentação não significa comer muito e sim, saciar a fome com diferentes
qualidades de alimentos. Uma dieta
balanceada normalmente contém carboidratos, proteínas, sais minerais e
vitaminas, e ainda inclui gordura com moderação.
Relatório
No dia 29 de março nas dependências da Escola
Municipal “Claudemir Carvalho”, sito a Rua Rio Branco, Bairro de Palmares,
alunas do curso pró-funcionário realizaram a Prática Profissional
Supervisionada do módulo 10, Alimentação e nutrição no Brasil sobre a Pirâmide
Alimentar, que propunha a observação da alimentação equilibrada de escolares da
escola, assim como, a importância e benefícios de uma alimentação adequada.
A sala de aula escolhida
para a realização da prática foi uma turma da EJA (Educação de Jovens e
Adultos) do 2º ano C, turno Noturno, na qual foi apresentada uma dramatização
com fantoches, no intuito de fornecer informações referentes aPirâmide
alimentar.
A apresentação contou com a
presença dos alunos e da professora da sala, bem como as tutoras Dilce Reis e
Carmem Ruth Rodrigues e teve início às 19h30min.
Vale ressaltar que o
trabalho é de suma importância, visto que por serem adultos os hábitos
alimentares já estão formados e a pirâmide constitui-se em uma forma nova de se
alimentar. Durante a palestra foi orientados que alimentar-se bem não é comer
muito e sim contemplar na alimentação os elementos necessários para a nutrição
do corpo( carboidratos, proteínas, sais minerais, vitaminas e lipídios, sendo
este último deve ser consumido em pequenas quantidades.
No momento foi montada uma
pirâmide contendo os elementos para uma boa nutrição, e o diálogo com da
personagem doutora e os fantochesversou sobre os bons e maus hábitos
alimentares.
No encerramento as cursistas
e tutoras orientaram sobre a questão dos cuidados com a alimentação adequada e
benefícios desta para a saúde
.
Portanto, salientamos que
esta prática foi muito proveitosa, visto que promoveu orientação à adultos sobre
questões da alimentação, além de fornecer aos cursistas conhecimentos teóricos
e práticos sobre alimentação e nutrição.
Peça Teatral produzida pelos cursistas
Comer, comer para melhor crescer
Fantoche 1- olá boa noite pessoal! Eu sou
o comi tudo
Fantoche 2- Eu sou o come nada.
Fantoche 1- E aí come nada, o que você jantou hoje?
Fantoche 2-Eu tomei refrigerante, comi militos, bolacha recheada e tô mascando
chiclete.
Fantoche 1-Ah! Ah! Tu vai ficar com dente estragado, banguelo, desnutrido e
doente.
Fantoche2- e você o que comeu?
Fantoche 1- Ah! Eu tomei uma sopa de carne com muita verdura
Fantoche 2-Eca, que horror! Você não comeu nada! E ainda vai ficar obeso.
Fantoche 1- Não eu comi bem com muitas proteínas vitaminas e carboidratos
Fantoche 2-Carboidrato? Mas o que é isso é um tipo de palavrão? CAR-BO-I-DRA-TO
Fantoche 1-Voce não sabe? Peraí vou chamar alguém pra te ajudar! Doutora saúde.
Doutora saúde, onde você está?
Doutora: eu estou aqui meu amiguinho, o que você quer saber?
Fantoche 1- Doutora meu amiguinho está comendo só besteira; militos, doces,
Doutora - E você COME TUDO, o que comeu?
Fantoche 1- eu tomei uma sopa com muita verdura e legumes
Doutora-
Isso! Muito bem nosso corpo precisa de carboidratos, vitaminas e proteínas para
ficar forte e saudável.,
Fantoche 2- como assim? Não tô entendendo nada!
Doutora- vou fazer de um jeito que você vai entender preste bem atenção. Esta é
a pirâmide alimentar seguindo ela nós nos alimentamos bem.
Explicar
pirâmide
Fantoche 2-Ah agora eu já sei como me alimentar, em vez de comer besteiras vou
comer frutas e verduras.
Fantoche 1-agora que já sabe faz como eu, em vez de bombom e bolacha recheada, coloca
uma fruta em sua mochila.
Doutora- bem pessoal (crianças até logo,) no próximo encontro (não) quero ver
vocês bem saudáveis hein! com bombons e
chicletes na boca.
Cronograma
da PPS sobre a Pirâmide AlimentarMÓDULO 10
AÇÕES
|
DATA
|
LOCAL
|
HORA
|
CH
|
RESULTADOS
OBTIDOS
|
METODOLOGIA
|
Montagem da Peça
Teatral
|
21/03/12
|
Casa cursista
|
08:00 as 12:00
|
4
|
Montagemrealizada
|
Escrita da Peça
|
Ensaio da Peça
|
22/03/12
|
Casa cursista
|
08:00-12:00
|
4
|
Ensaio realizado
|
Dramatização dos
personagens
|
Visita a escola
|
23/03/12
|
Esc.Municipal
Claudemir Carvalho
|
13:00-17:00
|
4
|
Observação da
escola e ensaio
|
Visita in loco
|
Confecção de
material didático
|
25/03/12
|
Casa Cursista
|
13:00-17:00
|
4
|
Confecção Parcial
|
E.V.A, pistola,
patex, papelão
|
Confecção
dematerial didático
|
27/03/12
|
Casa cursista
|
08:00-12:00
|
4
|
Elaboração
parcial
|
E.V.A, pistola,
patex papelão
|
fundamentaçãoteórica
do relatório
|
28/03/12
|
Casa cursista
|
08:00-12:00
|
4
|
Elaboração em
andamento
|
notebook
|
Apresentação da
PPS e elaboração do relatório
|
29/03/12
|
E.M
Claudemir
Carvalhos e Casa cursista
|
19:30-23:30
|
4
|
Apresentação
realizada e relatórioparcialmente concluído
|
Dramatização com
fantoches e notebook
|
Finalização do relatório
|
30/03/12
|
Casa Cursista
|
08:00-
10:00
|
2
|
Inclusão de fotos
e referências teóricos
|
notebook
|
Total
de horas 30:00hs.
Referência
ALVAREGA,
Jenner Procópio.
Ciências
integradas: 8º ano/ Jenner ProcópioAlvarenga...[et al]; ilustrações
Luiz Moura...[et al].Curitiba:Ed.Positivo;2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário